segunda-feira, outubro 06, 2014

Conferência Acesso Cultura



No dia 13 de Outubro, realiza-se no Museu do Banco de Portugal (Antiga Igreja de São Julião, Lisboa) a conferência anual da Acesso Cultura com o tema “Arquitetura, a abrir ou a fechar portas?” 

A conferência junta arquitetos, designers, pessoas de várias outras especialidades que trabalham em museus, teatros e salas de espetáculo em geral. 


De que forma devemos olhar para a Arquitetura? Os seus ‘produtos’ são obras a ser contempladas e admiradas ou também obras que são usadas por pessoas? Estética e usabilidade são incompatíveis? Devemos aceitar que possam ser criadas, em certos casos, barreiras ou é sempre possível desenvolver soluções que libertam as pessoas e que permitem plena fruição? De que forma se pode passar da teoria à prática?

Serão abordados exemplos práticos como o Museu do Banco de Portugal, o Louvre-Lens, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o novo centro cultural da Fundação EDP.


Com o Teatro Nacional D. Maria II, a Parques de Sintra – Monte de Lua e a Nós Lusomundo, haverá uma reflexão sobre o porquê do investimento em acessibilidade.

Com especialistas como Pedro Homem Gouveia, Pauline Nee e Maria Calado, pessoas com experiência significativa tanto na adaptação de espaços existentes como na conceção de projetos novos, será aprofundada a reflexão sobre as questões ligadas à arquitetura.
 .

Sem comentários: