sexta-feira, novembro 30, 2012

Consigo... na RTP1 !

O Consigo vai estar em destaque no programa "5 para a meia noite" da RTP1, na próxima terça feira 4 de dezembro: A jornalista e apresentadora do Consigo Sandra Torres é uma das convidadas de Zé Pedro Vasconcelos, com o jornalista João Adelino Faria e o enólogo Diogo Albino. Não percam!

Venha ao Teatro!

A APPACDM de Setúbal assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro - com a peça "No outro lado do espelho". É na próxima segunda feira, dia 3, no Fórum Luísa Todi, às 21horas, e a entrada é gratuita.

Venha ao Teatro!




3 dezembro Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - Junte-se às celebrações!

" Eliminar barreiras para criar uma sociedade acessível e inclusiva para todos"


O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., enquanto organismo que planeia, coordena e executa as políticas desta área, irá proceder às Comemorações Nacionais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro de 2012 - a partir das 15:00 horas, no Auditório da FIL - Parque das Nações - Lisboa, sob o lema - " Eliminar barreiras para criar uma sociedade acessível e inclusiva para todos" (programa em anexo) .

O INR, I.P., promoverá a Sessão Oficial do Dia Internacional, com a presença da Senhora Dr.ª Maria Cavaco Silva , entre outras personalidades em que se incluem membros de Gabinetes Ministeriais.

O Programa dá especial destaque a um painel sobre Inclusão das Pessoas com Deficiência, à entrega dos Prémios do INR, I.P., e à assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal de Torres Vedras, criando um Serviço de Informação e Mediação para as Pessoas com Deficiência, além de momentos culturais inclusivos.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela Assembleia Geral da ONU, tem como objetivos sensibilizar, mobilizar e comprometer toda a humanidade para a concretização dos Direitos Humanos destes Cidadãos, reafirmados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A opção pelo dia 3 de dezembro, prende-se com a data de aprovação do emblemático Plano Mundial de Ação da ONU, em 1982, resultante das dinâmicas e das expectativas criadas no Ano Internacional da Pessoa com Deficiência, em 1981.

CONSIGO - 30 de Novembro 2012


Esta semana, viajamos novamente até à Madeira para conhecer o Instituto do vinho, do bordado e do artesanato. Revelamos o que mudou no portal turístico Lifecooler, que está agora mais inclusivo, e partilhamos o percurso do jornalista Marco António, que escreveu o livro "Testemunhos de Ouro", sobre os nossos atletas paralímpicos. Um programa a não perder, às 19h, na RTP2.

"Equitação Sénior: Envelhecer com Qualidade"


A Academia Equestre João Cardiga vai promover o 2º colóquio “Equitação Sénior: Envelhecer com Qualidade”, no dia 7 de Dezembro, das 14h30 às 17h00, no decorrer do evento PORTUGAL MAIOR – 1º Encontro Internacional para o Envelhecimento Ativo, que se realiza na FIL-Feira Internacional de Lisboa (Parque das Nações).

O referido colóquio é organizado em colaboração com a Unidade Universitária de Geriatria da Faculdade de Medicina de Lisboa/Centro Hospitalar Lisboa Norte e a Faculdade de Motricidade Humana. Tem como objetivo principal dar a conhecer os benefícios do movimento tridimensional do cavalo, nas pessoas com mais de 65 anos, podendo usufruir de experiências de encontro, cooperação e superação, assente nas palavras-chave: envelhecimento, saúde, sociabilidade, bem-estar, participação.

Um evento original e inovador dividido em duas partes, uma de carácter teórico, outra de demonstração prática, com a participação dos cavalos e de uma equipa técnica multidisciplinar (fisioterapeuta, técnico de reabilitação psicomotora, técnico de equitação terapêutica, auxiliares guias e auxiliares laterais), proporcionando aos seniores presentes a possibilidade de experimentarem a atividade.


quinta-feira, novembro 22, 2012

CONSIGO - 23 de Novembro



A deputada Maria de Belém Roseira é a protagonista do Consigo desta semana – uma mulher que sempre lutou pela afirmação feminina no mundo da política e que publicou recentemente o livro “Mulheres Livres”. Conheça ainda o percurso da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, visite connosco a casa onde a ACAPO ensina atividades domésticas a pessoas cegas e com baixa visão e inspire-se para uma alimentação saudável, com o projeto "Bebé Gourmet". Sexta-feira, às 19h na RTP2, contamos consigo!

Dar voz a grandes causas


Os Soul Gospel Project são embaixadores dos Médicos do Mundo, associação não-governamental internacional que presta valiosíssimos serviços de apoio social a quem mais necessita.

Depois de terem atuado em eventos importantes para os Médicos do Mundo, como a apresentação da campanha de 2012, cuja cara é a também embaixadora Sílvia Alberto, e o Mercado de Fusão, em pleno Martim Moniz, os Soul Gospel Project convidaram agora esta instituição para marcar presença nos dias de atuação do seu espetáculo ‘Oh Happy Days – Dias Felizes’, no Teatro Villaret, de 29 de Novembro a 2 de Dezembro. Assim, para todo o público que já praticamente esgotou estas quatro atuações, os Médicos do Mundo poderão não apenas passar informação, como angariar voluntários e donativos.

Pode saber mais sobre os Médicos do Mundo em www.medicosdomundo.pt

"Riso: Uma Exposição a Sério"



A Fundação EDP apresenta no Museu da Eletricidade uma grande exposição dedicada ao riso. Organizada com as Produções Fictícias, “Riso: Uma Exposição a Sério” conta com pintura, desenho, instalações, vídeo, fotografia, escultura e performances, cinema, BD, programas de televisão, espectáculos, literatura, obras de artistas nacionais e internacionais, oriundas de alguns dos mais importantes museus e colecções particulares.

Comissariada por José Manuel dos Santos, João Pinharanda, Nuno Artur Silva e Nuno Crespo, este projeto parte de uma profunda investigação acerca dos dispositivos cómicos e humorísticos, tal como foram e são utilizados por diferentes protagonistas, em diferentes tempos e em diferentes áreas.

Da arte à história, da literatura ao cinema, da filosofia à teologia, da política à sociologia, da psicologia à medicina, a exposição conta com também com algumas obras inéditas encomendadas pela Fundação EDP especialmente para esta exposição.

“Riso: Uma Exposição a Sério” é composta por quase meio milhar de obras de mais de 300 artistas, ocupa todo o piso de exposições do Museu da Eletricidade e tem as portas abertas ao público até 17 de Março de 2013.

A entrada na exposição – que está aberta todos os dias – exceto à 2ª feira - , das 10h00 às 18h00, tem entrada gratuita. As visitas guiadas e os ateliers para crianças estão sujeitos a marcação prévia.

quinta-feira, novembro 15, 2012

Unidos contra a Leucemia - Caldas da Rainha 25 novembro 2012




Um grupo de artistas vai oferecer um concerto solidário nas Caldas da Rainha, no domingo dia 25 de novembro. O objectivo é apelar à doação de sangue para o banco de medula óssea, para encontrar um dador compatível e angariar fundos para uma
menina, Layane, que precisa de um transplante. O evento decorre na Quinta das Giestas, nas Caldas da Rainha, entre as 14h00 e as 23h00. Se estiverem por perto, não deixem de se juntar à festa e ajudar esta causa.

CONSIGO - 16 de Novembro



O Consigo assinala o Dia Nacional da Língua Gestual com uma entrevista que desvenda o percurso de João Alberto Ferreira, uma referência na comunidade surda. Descubra ainda o que os Estrambólicos podem fazer pelas crianças com problemas oncológicos e conheça Manuela Cunha Pereira, uma professora de ensino especial que acredita que todos podemos ser “Semeadores de afetos”. A não perder, sexta-feira, às 19h na RTP2.

Rastreio Respiratório Gratuito em Lisboa



A Unidade de Pneumologia do hospitalcuf descobertas vai promover um rastreio respiratório gratuito, no dia 16 de Novembro, para assinalar o Dia do Não Fumador e o Dia Mundial da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

As estatísticas mundiais revelam uma prevalência de 14,2 por cento de doentes com a DPOC, sendo que apenas 6,8 por cento têm a doença diagnosticada. Em Portugal, serão cerca de 668 mil as pessoas que desconhecem padecer da doença.

Sensibilização e Prevenção


Dia 16 de Novembro, pelas 18h30, realiza-se na Sala de Âmbito Cultural, Piso 7, do El Corte Inglés de Lisboa, o workshop "Cancro da mama - o que precisa saber". Conta com as presenças do Dr. João Leal de Faria – Médico/Cirurgião do IPO de Lisboa, Lynne Archibald – Presidente da Associação Laço, Sofia Abreu e Teresa Nunes – Coordenadoras do Movimento Vencer e Viver.

Esta iniciativa conta ainda com a presença da atriz Simone de Oliveira, que irá partilhar o seu testemunho.

O objetivo é sensibilizar a população para uma mudança de atitude e comportamento perante a doença e em simultâneo prestar informação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro da mama.

Saiba mais em www.ipolisboa.min-saude.pt



quinta-feira, novembro 08, 2012

CONSIGO - 9 de Novembro



No programa desta semana, voamos até à Madeira para conhecer um dos nossos atletas paralímpicos: Emanuel Gonçalves. Partilhamos a história de Amadeu Pereira, que através do desporto e do apoio familiar reconquistou a autonomia e percorremos o primeiro quarteirão acessível, em Benfica.

Não perca, sexta-feira, às 19h na RTP2.

Dia Mundial da Diabetes: 14 de novembro




No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia alerta para a prevalência da diabetes nos doentes renais, sendo que quase 50% dos diabéticos de tipo 1 e entre 10% a 20% dos diabéticos de tipo 2 desenvolvem nefropatia diabética.

Para tentar prevenir a nefropatia diabética, e dado que a doença não revela sintomas, os doentes devem ter um controlo muito rigoroso da glicemia e da tensão arterial.

Em Portugal, estima-se que 800 mil pessoas sofram de doença renal crónica. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem qualquer possibilidade de recuperação.

Todos os anos surgem mais de 2 mil novos casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem actualmente 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca 2 mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

quarta-feira, novembro 07, 2012

"Cinderela", no Centro Cultural da Malaposta




Sábado, dia 10 de novembro, a Associação TENDA estreia "Cinderela". Um espetáculo de Natal que estará em cena de 10 de novembro a 20 de janeiro, no Centro Cultural da Malaposta.

O tradicional conto da Gata Borralheira é revisitado numa nova versão mágica para toda
a família. O convite é para que acerte os ponteiros do relógio e se deixe transportar para um mundo de fantasia na companhia dos personagens da história. À meia-noite, a magia termina... bibidi bóbidi bu!

Reserve o seu bilhete ligando para o 21 938 31 00.
Mais informações em www.tenda.pt

Feira de Natal do BIPP


A Feira de Natal do BIPP – Banco de Informação de Pais para Pais – está de volta a Lisboa. De 26 de novembro a 1 de dezembro, no Fórum Picoas, esta feira de solidariedade promete muita animação e presentes originais e económicos.

A grande novidade este ano é a exposição solidária do pintor Nuno Santiago, que terá alguns exemplares da sua coleção de telas para venda, com 70% das receitas a revertem na totalidade para o BIPP.

A feira constitui uma das maiores ações de angariação de fundos do BIPP, permitindo que a associação continue o seu trabalho para que a diferença deixe de ser um obstáculo.

De 16 a 18 de novembro, a Feira de Natal do BIPP vai realizar-se também em Évora.