sexta-feira, dezembro 30, 2011

Consigo regressa a 13 de Janeiro

Hoje e na próxima sexta feira o programa Consigo está de férias. Regressa a 13 de Janeiro com mais exemplos de inclusão. Até lá, faça-se nosso amigo no facebook, onde partilhamos sugestões e informação útil.

Seminário de Liderança Educacional

Dia 07 de Janeiro de 2012, a partir das 9.00h terá lugar o “I Seminário de Liderança Educacional”, no âmbito do Doutoramento em Educação, do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. As inscrições podem ser feitas no site da UAB.

quinta-feira, dezembro 29, 2011

A sua opinião conta

O Instituto Nacional para a Reabilitação quer saber a sua opinião sobre o sítio na Internet. Por isso tem um inquérito online para medir o grau de satisfação dos utilizadores. Participe, é rápido, e vai contribuir para que o INR esteja cada vez mais próximo dos cidadãos. Responda aqui

terça-feira, dezembro 27, 2011

Bons exemplos em 2011

Ao longo de 2011, o Magazine Consigo andou pelo mundo em busca de boas práticas na área de inclusão das pessoas com deficiência. No último Consigo do ano recordámos alguns dos melhores exemplos que encontrámos, um bom motivo para ver ou rever o programa.

quinta-feira, dezembro 15, 2011

Mafalda Veiga no "Consigo"

Fotografia Mafalda Veiga Amanhã, no "Consigo", não perca a entrevista com Mafalda Veiga. A cantora e compositora lançou recentemente o álbum "Zoom", que reúne músicas antigas reinventadas e um novo tema, que se chama "Largar Mais”. Uma música inspiradora, que quebra preconceitos e relembra que todas as pessoas têm o seu lugar no Mundo.

METASTASIPOLIS

fotografia do cartaz Metastasipolis O Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos vai apresentar o seu novo trabalho - METASTASIPOLIS - nos dias 17 e 18 de Dezembro, no Teatro São Luiz, em Lisboa. Uma peça a não perder, que promete não deixar ninguém indiferente. Pode saber mais sobre a peça e sobre este grupo de teatro em http://sites.google.com/site/grupoteatroterapeutico/

RTP na linha da frente

Fotografia do programa Hoje A RTP desenvolveu um novo conceito de adaptação de conteúdos de duplo ecrã, via web, que otimiza a presença do intérprete de Língua Gestual Portuguesa nos programas de televisão. A partir de agora é possível acompanhar a emissão em direto do programa “Hoje”, emitido diariamente às 22h00 na RTP2, através de uma página web no sítio da RTP e, simultaneamente, aceder a um ecrã adicional com o intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Uma nova forma de acompanhar os programas de televisão, que assegura um melhor acesso ao conteúdo traduzido em Língua Gestual Portuguesa, uma vez que o público passa a dispor da possibilidade de definir a dimensão do ecrã do intérprete. É agora possível aumentar as dimensões do plano do intérprete de LGP até ao preenchimento total do ecrã ao contrário do que acontece nas televisões, onde o intérprete surge numa dimensão reduzida, no canto inferior do ecrã. O serviço encontra-se disponível em: www.rtp.pt/hojegestual.

segunda-feira, dezembro 05, 2011

2012 Ano Europeu do Envelhecimento Ativo

Hoje, Dia Mundial do Voluntariado, a Natalis, na FIL, acolhe a cerimónia de encerramento do Ano Europeu do Voluntariado (2011), e simultameamente o lançamento do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, em 2012. O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, marcará presença no evento, bem como Fernanda Freitas, Coordenadora Nacional do Ano Europeu do Voluntariado, o Padre Victor Feytor Pinto, da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, Conceição Zagalo, da GRACE, e Elza Chambel, do Conselho Nacional de Promoção do Voluntariado e da Coordenação do Ano Europeu do Voluntariado. Vá até lá, assista à cerimónia e aproveite para fazer compras de Natal solidárias.

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Caminhada Solidária

fotografia do cartaz A caminho do pequeno-almoço Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (assinalado a 3 de Dezembro), a Xistarca alia-se à Associação Salvador na organização da Marcha "A Caminho do Pequeno-Almoço". Com partida e chegada ao Estádio 1º de Maio, o percurso tem uma distância de cerca de 3kms e é um percurso acessível a toda a família. O valor das inscrições (5€)reverte a favor da Associação Salvador. Aceite o desafio e vá caminhar por uma boa causa! Pode inscrever-se no sitio www.associacaosalvador.com

Casa do Chapim promove Festa de Natal

No dia 11 de Dezembro, pelas 14h30, a Casa do Chapim – Associação de Defesa de Pessoas com Necessidade Especiais – vai realizar uma Festa de Natal, no Salão Paroquial de Carnaxide. O tenor Carlos Guilherme é o convidado principal e vai atuar na companhia de vários grupos musicais. A entrada custa 1€, valor que reverte a favor da Associação Casa do Chapim, que tem como missão dignificar as pessoas com deficiência. Pode saber mais sobre este projeto em www.facebook.com/casa.do.chapim
Se gosta de golfe, seja solidário e participe neste torneio "Golfe Oportunidade", a favor do IPCVI. É já dia 8, no Montado Hotel & Golfe Resort (Palmela).