quinta-feira, maio 28, 2009

I love Paris in the spring...

Fotografia da equipa do Consigo pendurada nas barras do Comboio, a caminho da EurodisneyEquipa do Consigo a gravar com a apresentadora, na ponte Alexandre III, Paris
Na Primavera ou em qualquer outra altura do ano, Paris é sempre uma festa! Que o diga a equipa do Consigo, que trouxe de lá boas estórias para contar no programa. Vale a pena ficar atento às próximas emissões. A viagem teve o patrocínio do Turismo Francês e da Air France. Para já, aqui ficam alguns momentos de lazer...
A nossa Produtora-Fotógrafa, Patrícia Duarte,esteve sempre por trás da câmara...

Fotografia de Manuel, Maria e Roger
Fotografia de Manuel e Maria no café Flore, horrorizados com os preços

Vinhos para todos

Fotografia de garrafa de vinho tinto JP Azeitão
A Bacalhôa Vinhos de Portugal relançou no mercado o vinho JP Azeitão (branco e tinto) com uma nova imagem, e agora também rótulo em Braille. A empresa pretendeu com a iniciativa tornar o produto acessível a todos, e diminuir as barreiras de comunicação na sociedade.

Uma medida há muito aguardada

Imagem do logotipo do Partido Socialista
O PS quer alterar as regras que permitem a acumulação de rendimentos com a pensão social de invalidez, permitindo que os seus beneficiários possam receber um salário sem que isso determine a perda da prestação. Para isso, prevê que o tecto de rendimentos que podem coexistir com a pensão social possa aumentar, de 125,8 euros para 838 euros. Na prática, até agora as pessoas com deficiência têm que optar entre a pensão (187,18 euros) e o regresso ao mercado de trabalho, pois o tecto de rendimentos permitido é muito baixo, e a pensão, por si só, também insuficiente. Se o projecto de lei do PS for aprovado na Assembleia da República, a nova medida vai abranger 50 mil pessoas com deficiência. O diploma prevê a sua entrada em vigor com a lei do Orçamento do Estado para 2010.

sexta-feira, maio 15, 2009

Concurso "Tocar as letras"

Imagem de letras

Para comemorar o bicentenário do nascimento de Louis Braille, a ACAPO lançou o concurso de escrita “Tocar as letras", para pessoas cegas ou com baixa visão dos 6 aos 30 anos. Há vários temas e prémios, saiba quais em http://www.acapo.pt/. Os participantes até aos 18 anos devem entregar os trabalhos até 30 de Junho, e os restantes até 30 de Setembro.

Consigo... no Vimioso!

Imagem do brasão do Vimioso
A equipa do Consigo ainda não voltou de Paris, mas já estamos a preparar novo périplo: na primeira semana de Junho, vamos ao Vimioso saber quem são os vencedores deste ano do concurso Escola Alerta. E não só: a jornalista Sandra Torres vai trazer da região outras estórias de inclusão para partilhar CONSIGO.

Portugal já tem Canoagem Adaptada !

Fotografia de Carla Ferreira com dois colegas da canoagem
Fotografia da Carla Ferreira no kayak, encostada ao cais, com uma amiga na margem
A Federação Portuguesa de Canoagem e a Associação Nacional de Desporto para Deficientes Motores (ANDDEMOT) chegaram a um acordo para a criação da modalidade de Canoagem Adaptada, para pessoas com deficiência motora. Seja para experimentar ou para competir, muito em breve haverá pelo país clubes a disponibilizar a modalidade.

A ideia surgiu no Clube Atlético do Montijo, onde existe uma atleta com paralisia cerebral, a Carla Ferreira (é ela quem aparece no genérico do Consigo, a pagaiar no rio). A Carla impressionou toda a gente e fez surgir a necessidade de criar esta modalidade em Portugal.

Ivo Quendera, o treinador da Carla, foi convidado para assumir o cargo de Técnico na Modalidade de Canoagem . A 3, 4 e 5 de Julho, realiza-se a primeira acção de sensibilização para a Canoagem Adaptada, na Pista Nacional de Montemor-o-Velho.

Já agora, aqui fica a mais recente aventura da Carla, contada pela própria...

"...Segunda-feira passada, com medo que eu me virasse porque estava muito vento, o Ivo foi buscar um kayak pólo como aquele azul que aparece no genérico do programa. Eu comecei a brincar e a acelerar como faço no outro, esqueci-me que não tinha leme, fui travar com a pagaia e virei-me.

O Ivo, aflito, começou a gritar por mim e a tirar o fato de treino para se atirar ao rio quando reparou que eu já tinha saído do barco e vinha a nadar com a pagaia na mão agarrada ao barco. Já sei safar-me sozinha até vir ajuda. Beijinhos, vemo-nos em breve. CARLA"

Fotografia da Carla Ferreira no kayak

quarta-feira, maio 13, 2009

Pirilampo Mágico - já comprou o seu?

Cartaz do Pirilampo Mágico 2009
Já está nas ruas mais uma campanha Pirilampo Mágico, para ajudar as CERCIs de todo o país. Este ano, o simpático bonequinho é cor de ameixa, e está à sua espera num dos muitos pontos de venda.
A ideia do Pirilampo Mágico partiu de um responsável da RDP-Antena 1, sensibilizado por uma entrevista de rádio com a CERCI Lisboa. Foi em Setembro de 1986. A primeira campanha realizou-se no ano seguinte. A FENACERCI agrupa instituições de apoio a pessoas com deficiência intelectual de todo o país, que têm no Pirilampo Mágico um grande aliado. A campanha vai estar nas ruas até final de Maio, não se esqueça de comprar o seu! Custa apenas dois euros.

Consigo... neste momento em Paris!

Fotografia da Pirâmide em frente ao Louvre, Paris
A equipa do Consigo está neste momento em Paris, e em breve vai poder ver no programa as reportagens que estamos a fazer por lá. Vamos mostrar-lhe a cidade-luz, e saber até que ponto é acessível a todos. Contamos-lhe ainda a história da Ópera, que tem agora um projecto inovador e inclusivo à disposição dos visitantes com necessidades especiais.

sexta-feira, maio 08, 2009

Grande Prémio Bial para Miguel Castelo Branco

Fotografia do investigador Miguel Castelo Branco O Presidente da República entregou o Grande Prémio Bial ao investigador Miguel Castelo Branco, do Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem. A distinção deve-se a um estudo científico sobre detecção precoce de algumas doenças visuais ou cognitivas, como Alzheimer, Parkinson ou Glaucoma. Um avanço de relevo na medicina preventiva, que permite evitar o desenvolvimento destas doenças. Parte dos 150 mil euros do prémio servirão para um projecto dedicado ao autismo.

quarta-feira, maio 06, 2009

Feed-back da reportagem "Tocar o Zoo", que levou jovens surdocegos ao Jardim Zoológico

Fotografia de um menino surdocego a fazer festas a um animal, na visita ao Zoo Caro Roger,

A reportagem ficou fantástica. Os meus parabéns a toda a equipa, vocês fazem verdadeiramente um trabalho fenomenal. Está a causar uma grande comoção entre todos aqueles a quem mostramos (não imagina a quantidade de gente que agora também quer colaborar com a Dedalus e participar nas visitas e outras actividades).

E tudo graças a vós! Inclusivamente os meus amigos italianos querem fazer um documentário internacional e tudo sobre as nossas actividades :)

Já temos uma actividade agendada para dia 27 de Setembro, uma caminhada pela Serra de Sintra, em colaboração com a Papa-Léguas. Entretanto haverá mais uma ou 2 edições do Tocar o Zoo e uma ida ao Jardim Botânico provavelmente. Estamos também a preparar um projecto com múltiplas actividades que podemos fazer com as crianças para concorrermos a um concurso da Gulbenkian.

Um grande beijinho

Dânia Rodrigues

terça-feira, maio 05, 2009

"Eu, Teresa: Como vivo a minha doença"

Capa do Livro Eu Teresa
Ajudar todos os que vivem com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Foi este propósito que motivou Teresa Martins a escrever este livro, editado pela ACAD - Associação Cultural de Aradas. Em 2003, Teresa descobre que sofre de ELA, uma doença que mata os neurónios motores e que não tem cura. A partir daí, põe no papel as horas amargas, mas também a esperança de quem gostaria de vencer esta doença.

segunda-feira, maio 04, 2009

João Garcia atinge cume de Manaslu, no Nepal

Fotografia do alpinista João Garcia nas montanhas
João Garcia atingiu recentemente o cume do Manaslu, no Nepal. O alpinista português está a apenas dois cumes de cumprir o seu objectivo de escalar, sem recurso a oxigénio artificial, as 14 montanhas com mais de oito mil metros no Mundo. Nanga Parbat e Annapurna, ambos nos Himalaias, são os próximos desafios para completar o projecto “À Conquista dos Picos do Mundo.” No Consigo desta semana, o alpinista desvenda qual é o seu objecto de culto...